12 DEZ 2022
Feira de empreendedorismo - Escola EMEF Gabriel José Martins
Evento realizado na ultima quarta-feira (07/12/2022) foi realizado a 1º Feira de Empreendedorismo. Uma parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Sebrae.
Educação empreendedora no Ensino Fundamental
O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é destinado a fomentar a cultura empreendedora, procura apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, que vai de encontro com os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Desta forma, este projeto incentiva a busca do autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Cada ano escolar, aborda um tema específico, o qual é apresentado no livro por quatro jovens empreendedores: o Maurício, o Leonardo, a Pâmela e a Mieko. Estes personagens acompanham a turma em todos os encontros e anos.
  • No 1º ano o tema abordado é "O mundo das ervas aromáticas", através do qual as crianças são levadas a criar uma loja de ervas aromáticas, trabalhando todos os princípios necessários para se ter um bom negócio.
  • No 2º ano o tema é "Temperos naturais", onde os alunos desenvolvem todo o processo desde o plantio, cultivo e a venda de temperos.
  • No 3º ano o tema abordado é "Oficina de brinquedos ecológicos", no qual as crianças são levadas a criar brinquedos e decoração com reciclados e depois montar loja para vendê-los.
  • O 4º ano aborda o tema "Locadora de brinquedos" e os alunos são levados a refletir de que forma podem ganhar dinheiro com a locação de um produto.
  • No 5º ano as crianças trabalham a questão da alimentação e desenvolvem o tema "Sabores e cores". O ponto culminante deste projeto, é uma feira realizada com todos os produtos, onde todos os pais e a comunidade em geral são convidados a prestigiarem. Antes mesmo dela ocorrer o professor combina com seus alunos o que será realizado com o lucro obtido.
Orçamento:
O lucro obtido teve vários investimentos, os quais foram definidos no início do projeto, o que incentivou muito todos os alunos a trabalhar e alcançar seus objetivos.
Dotação Orçamentária:
Todo o recurso é de responsabilidade da escola, turma ou professor, sendo possível fazer um "empréstimo"com todos os alunos para ao final do projeto devolver o capital com juros, se a venda tiver lucros.
Origem dos Recursos:
Beneficiários Diretos:
Todos os trabalhos apresentados foram maravilhosos, feitos com muito empenho, dedicação pelos professores, alunos e pais que ajudaram. As vendas e aluguéis superaram as expectativas de muitas professoras, que acreditavam que a adesão ao projeto não seria tão grande. Muitos se prepararam com uma certa quantia de produto para comercializar durante o dia todo e ao meio dia tiveram que preparar mais, para atender ao público. Além deste resultado com a feira, percebeu-se que as crianças se envolveram muito, tanto na teoria como na prática de todo o projeto. Todas as pessoas que visitaram a feira elogiaram muito a iniciativa, tanto que este ano continuamos com o projeto.
Beneficiários Indiretos:
Empresas do município que terão funcionários com visão empreendedora.
Eixo:

Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida

- Objetivos
Gerais:
Desenvolver comportamentos empreendedores nas crianças com um ambiente que propicie ao aluno, atividades lúdicas, assuma riscos calculados, tome decisões e perceba ao seu redor, oportunidades e inovações, mesmo em situações desafiadoras, para tanto, o professor deve ser mediador das descobertas do grupo.
Específico:
- Desenvolver as habilidades linguísticas de: escrita e persuasão;
- Aprimorar constantemente o conhecimento;
- Planejar ações para o alcance de objetivos;
- Estimular a criatividade, o companheirismo, o respeito mútuo, a auto confiança;
- Aprimorar os conhecimentos matemáticos;
- Tomar decisões e assumir responsabilidades;
- Desafiar os obstáculos que surgirem, buscando sempre o sucesso, mantendo ou mudando as estratégias de acordo com as situações;
- Desenvolver a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios

- Resultados

Resultados:
Todo o trabalho de realização do projeto valeu muito a pena, desde enfrentar o desafio do novo até a dificuldade dos professores aceitarem a desenvolver o trabalho, pois este, depende muito do empenho e dedicação dos professores para que o sucesso seja alcançado. Além deste resultado com a feira, foi e continua sendo este ano, visível a empolgação e envolvimento das crianças em todas as atividades. Com este envolvimento dos alunos podemos ter certeza que a aprendizagem ocorre de maneira agradável e dinâmica.

Avaliação dos Resultados:

Nossos alunos vivenciando um novo tempo, uma nova história.
Parabéns Alunos, Pais, Professores, Equipe Gestora, Governo Municipal e Sebrae.